Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Em defesa da sociedade, Conselhos Profissionais do Paraná lançam Fórum Permanente

14 out 2019

Desde agosto desse ano, profissionais da área de saúde do Paraná, estão sendo representados pelo Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde (FCRAS-PR). O órgão está atuando para mobilizar frentes de trabalho, deliberar demandas existentes na área da saúde e também vem atuando de forma ativa na representação dos conselhos regionais em todo estado.

(Foto: Roberta Ling)

A criação do FCRAS-PR foi idealizada pela presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região (CRBM-6), Dra. Janaína Naumann, que foi eleita coordenadora do grupo onde representa os conselhos regionais da área da saúde.

 

Essa iniciativa tem buscado desenvolver ações conjuntas em prol da saúde pública e privada e promover a valorização dos profissionais, independente da área que atuam. Os participantes têm discutido sobre o planejamento estratégico das próximas etapas do projeto e sobre a importância da união das classes para fortalecer a saúde como um todo.

 

Uma das primeiras grandes conquistas decorridas a partir da criação do FCRAS-PR foi à ampliação dos grupos de trabalho para que outros conselhos regionais também pudessem se unir, não apenas os da área da saúde. Dessa forma, vários órgãos organizaram-se para criar o Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná.

 

Para Janaína, a interdisciplinaridade é uma característica fundamental para integrar todos os pontos que unem a educação, a profissão e a sociedade como um todo.

 

“Os desafios são complexos e demandam ações conjuntas dos conselhos. A criação dos fóruns representa um avanço importante para toda a sociedade. Faremos o melhor para garantir o andamento dos trabalhos juntamente com os profissionais que abraçaram junto comigo essa causa nobre”, destaca Janaína.

 

O lançamento do Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná foi realizado na sede da OAB-PR nesta manhã (14 de outubro). O Evento e contou com a presença de parlamentares como o Senador Flávio Arns (Rede), o Deputado Federal Aroldo Martins (PRB), o Deputado Estadual Michele Caputo (PSDB) e representantes das entidades.

 

Naumann destacou a importância dos conselhos profissionais:

 

“Estamos trabalhando para proteger a sociedade e dar segurança aos usuários dos serviços prestados pelos mais de quinhentos mil profissionais que fazem parte dos conselhos paranaenses. Somos responsáveis pela fiscalização, mas também estamos à disposição para orientações sempre que necessário”.