Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Palavra do Presidente

Caros biomédicos paranaenses,

 

É com imensa satisfação que iniciamos os trabalhos desta gestão em 25/05/2021. Nosso objetivo é sempre aliar o diálogo ao trabalho em favor da categoria.

Mais do que nunca, queremos fortalecer a união da classe, valorizar nossa profissão, conquistar mais espaço dentro e fora da instituição, demonstrar para toda a sociedade a importância dos biomédicos, as áreas de atuação e os benefícios proporcionados com nossos trabalhos.

Quando atuamos dentro da lei – de forma correta, ética e segura – trazemos imensos benefícios a toda população e a nós mesmos. Sabemos que isso já acontece na maioria das vezes, mas entendemos que é preciso mostrar a todos o que fazemos e como fazemos.

Desejamos ampliar nossa visibilidade, sair das salas de aulas universitárias, das clínicas e laboratórios e expandir nossa atuação de forma que a população do Estado compreenda, reconheça e também valorize os trabalhos dos biomédicos.

 

Biomedicina em destaque

Nossa profissão foi amplamente valorizada na pandemia. Grande parte de vocês estiveram na linha de frente ajudando no combate à Covid-19. Muitos trabalharam sem parar, dia após dia, até mesmo deixando suas famílias em segundo plano.

Nos últimos dois anos, as universidades registraram aumento na procura pelo curso de biomedicina e isso deve continuar. Trata-se de um momento único, com novas e ótimas perspectivas profissionais.

De cada 10 diagnósticos clínicos relacionados à Covid-19 que foram realizados no Estado em 2021, 7 deles passaram pelas mãos dos biomédicos.

E lembro que foi uma biomédica que realizou o mapeamento genético do Coronavírus no Brasil, em tempo recorde. Isso foi feito em 48 horas, enquanto noutros países esse trabalho demorava 15 dias. Esse mapeamento ajudou a entender como ocorre a disseminação do vírus, as suas mutações e, consequentemente, colaborou no desenvolvimento de testes de diagnósticos e de vacinas.

 

Diálogo e trabalho

Desde o início da gestão, fizemos quase uma centena de reuniões presenciais e à distância com autoridades municipais e estaduais. Buscamos mais espaço nas esferas públicas e também nas privadas.

Quando explicamos a importância e a atuação dos biomédicos para a sociedade, somos bem recebidos e muitas vezes as pessoas dizem que “não sabiam disso tudo”.

Entendemos que os trabalhos estão sendo feitos de maneira correta, pois já alcançamos bons resultados. Melhoramos nossa comunicação, tivemos crescimento de seguidores nas redes sociais e interagimos com outras categorias. Isso é muito positivo, pois quanto mais a gente se relaciona, melhor a gente se conhece e estreita objetivos comuns.

Cada vez mais o CRBM6 é requisitado como fonte de informação para os meios de comunicação. Isso amplia a credibilidade dos biomédicos paranaenses e abre novas possibilidades para mostrar os trabalhos que todos nós realizamos em conjunto ou individualmente, em favor do próximo.

Continuamos em busca de parcerias que favoreçam os biomédicos. Assim como fizemos com a operadora de saúde Unimed – que proporcionou condições diferenciadas aos profissionais inscritos no CRBM6 – manteremos os trabalhos para alcançar mais conquistas à nossa categoria.

Ao mesmo tempo em que a entidade se aproxima dos estudantes e recém-formados para ajudar na entrada na vida profissional, o Conselho Regional de Biomedicina do Paraná fiscaliza o exercício da profissão, tranquiliza quem atua dentro das normas legais e premia quem se destaca em seu ramo de atuação.

 

Comprometimento

A mesma alegria que tivemos no início desta gestão será mantida todos os dias.

Vamos atuar com empenho, diálogo e trabalho em todas as ocasiões e em todas as delegacias regionais espalhadas nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Ponta Grossa, Guarapuava, Umuarama e Guaíra.

Saibam que vocês podem e devem contar com o CRBM6. Nosso objetivo é comum e vamos agir com dedicação e profissionalismo para que os biomédicos paranaenses tenham o reconhecimento que desejamos.

Contem comigo e toda diretoria!

 

Thiago Massuda

Presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná-6ª Região (CRBM6)