Desde agosto desse ano, profissionais da área de saúde do Paraná, estão sendo representados pelo Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde (FCRAS-PR). O órgão está atuando para mobilizar frentes de trabalho, deliberar demandas existentes na área da saúde e também vem atuando de forma ativa na representação dos conselhos regionais em todo estado.
(Foto: Roberta Ling)
A criação do FCRAS-PR foi idealizada pela presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região (CRBM-6), Dra. Janaína Naumann, que foi eleita coordenadora do grupo onde representa os conselhos regionais da área da saúde.
Essa iniciativa tem buscado desenvolver ações conjuntas em prol da saúde pública e privada e promover a valorização dos profissionais, independente da área que atuam. Os participantes têm discutido sobre o planejamento estratégico das próximas etapas do projeto e sobre a importância da união das classes para fortalecer a saúde como um todo.
Uma das primeiras grandes conquistas decorridas a partir da criação do FCRAS-PR foi à ampliação dos grupos de trabalho para que outros conselhos regionais também pudessem se unir, não apenas os da área da saúde. Dessa forma, vários órgãos organizaram-se para criar o Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná.
Para Janaína, a interdisciplinaridade é uma característica fundamental para integrar todos os pontos que unem a educação, a profissão e a sociedade como um todo.
“Os desafios são complexos e demandam ações conjuntas dos conselhos. A criação dos fóruns representa um avanço importante para toda a sociedade. Faremos o melhor para garantir o andamento dos trabalhos juntamente com os profissionais que abraçaram junto comigo essa causa nobre”, destaca Janaína.
O lançamento do Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná foi realizado na sede da OAB-PR nesta manhã (14 de outubro). O Evento e contou com a presença de parlamentares como o Senador Flávio Arns (Rede), o Deputado Federal Aroldo Martins (PRB), o Deputado Estadual Michele Caputo (PSDB) e representantes das entidades.
Naumann destacou a importância dos conselhos profissionais:
“Estamos trabalhando para proteger a sociedade e dar segurança aos usuários dos serviços prestados pelos mais de quinhentos mil profissionais que fazem parte dos conselhos paranaenses. Somos responsáveis pela fiscalização, mas também estamos à disposição para orientações sempre que necessário”.
Para acessar clique nos botões