Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Biomédicos conquistam vitória importante na ALEP

09 nov 2022

Biomédicos conquistam primeira vitória na Alep

 

Projeto de lei aprovado na CCJ inclui os biomédicos no quadro de servidores da Sesa; Proposta segue para análise de outras comissões

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou ontem (dia 08) o projeto de lei nº 462/2022, de autoria do Poder Executivo, que acrescenta a função de biomédico no quadro próprio dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A proposta segue para ser analisada em outras comissões internas.

Segundo o governo, a inclusão visa garantir mais eficiência e qualificação aos serviços públicos prestados à população, vez que os profissionais de biomedicina são capacitados para realizar análises clínicas, diagnóstico laboratorial, diagnóstico por imagem, aperfeiçoamento de epidemiologia, entre outras funções gerenciais e administrativas.

A proposta visa tão somente incluir a função de biomédico no rol das funções relativas ao cargo de Promotor de Saúde Profissional, sem a criação de novos cargos, e não implicará em quaisquer despesas diretas ou indiretas ao Poder Executivo.

Reconhecimentos
Para o presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6), Thiago Massuda, a medida já representa uma grande conquista e avanço para a categoria.

“Iniciamos o pleito desse projeto logo que o CRBM6 foi criado, com o objetivo de valorizar os mais de 4.500 biomédicos do Estado, ampliar as áreas de atuação profissional e ajudar a sociedade paranaense com os trabalhos desses especialistas da saúde”, explica.

O CRBM6 tem delegacias regionais em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama e Guaíra. No mês de junho, ressalta Massuda, o governador Ratinho Junior também sancionou Lei n° 21.118/2022 que reestruturou a carreira dos técnicos administrativos e permite a contratação de biomédicos para atuar nas universidades estaduais, nos laboratórios e hospitais universitários.

Apoio
“Estamos orgulhosos com essas conquistas. Foram mais de 12 meses de trabalho, inúmeras reuniões com as lideranças do Estado e agora vemos que os esforços estão sendo recompensados”, destaca a vice-presidente do CRBM6, Daiane Pereira Camacho, que também responde pela 15ª regional de Saúde, em Maringá.

Segundo Daiane, é um privilégio acompanhar toda a tramitação do projeto de lei dentro da Sesa e agora na Assembleia Legislativa do Paraná.

“O mérito é da diretoria e dos conselheiros do CRBM6 que atuaram com muito empenho, perseverança, diálogo e trabalho e nunca desistiu de lutar em busca de melhorias para a classe biomédica. Essa foi uma de nossas pautas na época das eleições e agora estamos chegando ao fim da empreitada, que vai beneficiar todos os biomédicos do Estado”.

A vice-presidente do CRBM6 ressalta o papel dos responsáveis pela Sesa – secretários Beto Preto, Cesar Augusto Neves Luiz, o corpo jurídico e técnico da entidade – que compreenderam a importante contribuição que os biomédicos trazem ao ingressar como colaboradores nos quadros profissionais do estado do Paraná.

“Eles nos ouviram, assimilaram a dimensão do trabalho do profissional da biomedicina e fizeram todos os esforços para que tivéssemos essa primeira grande conquista dentro da Alep; uma notícia muito importante para a classe paranaense”, enfatiza.

Onde atuar
O projeto de lei nº 462/2022 menciona que os biomédicos poderão atuar em atividades de análises clínicas, toxicológicas, biologia molecular ou genética, executando ações como processamento de sangue, sorologias e exames pré-transfusionais, coletas, culturas, preparações específicas de cada subárea, análise, interpretação de resultados, emissão de laudos e pareceres técnicos das amostras.

Além dessas funções, os biomédicos também podem desenvolver atividades na área de diagnóstico por imagem com ações de operação de equipamentos, desenvolvimento de protocolos de estudo e exame, gerenciamento de sistema, informática médica, realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente, em equipes na elaboração de soros, vacinas, biofármacos e reagentes.

O trabalho também é permitido na área de bromatologia – que afere a qualidade e contaminação dos alimentos desde a produção, passando coleta, transporte e armazenamento – no desenvolvimento de pesquisas científicas, nas áreas de perfusão extracorpórea, sanitarista, auditoria, vigilância sanitária, controle de pragas e insetos, controle e destinação de resíduos hospitalares e no desenvolvimento de práticas integrativas complementares de saúde.

“Desde que o Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região foi instituído – pela Resolução 270 de 18 de novembro de 2016 e publicado no Diário Oficial da União nº 226, seção 1, página 85, em 25 de novembro de 2016 – esse é um dos momentos mais emblemáticos para a categoria. É uma alegria coordenar esse movimento em favor dos profissionais de saúde e da sociedade”, complementa o presidente Thiago Massuda.