Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

NOTA CRBM-6 CORONAVÍRUS

16 mar 2020

O Coronavírus (Sars-Cov-2) é um vírus que causa a síndrome respiratória aguda grave afetando principalmente o trato respiratório superior em seres humanos, em animais pode causar lesões nos sistemas respiratório, hepático, gastrointestinal e neurológico.

 

Com o avanço do novo Coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou recomendações que as autoridades e a população em geral devem adotar de agora em diante. Destacam-se o isolamento domiciliar de todo viajante internacional que retornar ao Brasil e o cancelamento ou adiamento de grandes eventos.

 

DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico pode ser feito com amostras de sangue, fezes ou secreções nasais, por meio de
testes sorológicos, Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) ou cultura viral.

 

TRATAMENTO:
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda que o tratamento para pneumonia causada por Coronavírus deve seguir o mesmo tratamento para as outras pneumonias adquiridas, medicamentos antivirais estão sendo testados para encontrar um tratamento eficaz contra o Coronavírus.

 

PREVENÇÃO:
As medidas de prevenção incluem higienização das mãos lavando com água e sabão, utilizando álcool, não tocar os olhos, boca e nariz com as mãos sujas, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar.

 

ATENÇÃO:
Por não existir ainda maiores informações sobre o agente em questão alertamos a toda a rede de vigilância e assistência para maior atenção na vigilância de doenças respiratórias agudas considerando o conceito de casos suspeitos.

 

RECOMENDAÇÕES GERAIS:
– Higienizar as mãos com uso de álcool em gel e toalhas de papel;
– Intensificar a limpeza de como maçanetas e corrimãos;
– Evitar grandes aglomerações, principalmente pessoas com doenças crônicas ou idosos;
– Evitar apertos de mãos e abraços.

 

TODO O CASO SUSPEITO DEVERÁ SER IMEDIATAMENTE NOTIFICADO AO CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE – CIEVS (0800 643-8484) E MANTIDO SOB ISOLAMENTO RESPIRATÓRIO ESTRITO SE POSSÍVEL EM PRESSÃO NEGATIVA.

 

O Conselho Regional de Biomedicina esclarece que está à disposição pra qualquer esclarecimento adicional.

 

Fonte: OMS e CDC