Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

CRBM-6 participa de congresso paranaense de biomedicina

02 dez 2019

Entre os dias 28 e 30 de novembro, a cidade de Curitiba sediou o I Congresso Paranaense de Biomedicina, I Simpósio de Biomedicina Estética do Paraná, I Simpósio De Ciências Forenses e Laboratoriais e o I Encontro Brasileiro das Mulheres Biomédicas promovido pela Associação Paranaense de Biomedicina (APRBM).

Durante a solenidade de abertura o Deputado Estadual Ricardo Arruda foi homenageado pelo empenho na inclusão do cargo de biomédico nos quadros do funcionalismo público do Paraná. A presidente da APRBM, Dra. Janaína Naumann, o presidente do CRBM-1, Dr. Djair de Lima Ferreira Júnior e o Presidente do CRBM-4, Dr. Luiz Carlos Santana da Silva também foram homenageados pela dedicação a biomedicina.

O congresso contou com uma vasta programação e com palestrantes de diversas áreas, como a docência e a pesquisa. Profissionais reconhecidos no Brasil e internacionalmente.

O biomédico, Roberto Figueiredo ministrou a palestra magna de abertura: “O profissional de saúde frente aos novos desafios – Superbactérias e Sarampo”. Com muito carisma, o Doutor Bactéria empolgou os congressistas no palco principal. Em seguida, o Dr. Turibio de Barros Neto, apresentou evidências sobre uma das mais novas habilitações da biomedicina: Fisiologia do Esporte, com o tema “Uma Profissão em Ascensão”.

Para discutir sobre o tema “Biomedicina, atuação e perspectivas”, os debatedores Leonardo Francisco da Silva, Leonardo Francisco da Silva, Indra Aparecida Santi Soares e os Gêmeos da Biomedicina, Carlos Danilo Cardoso Matos Silva e Marcus Vinicius Cardoso Matos Silva participaram de uma mesa redonda mediada pela Dra. Janaína Naumann.

Simultaneamente foram realizadas diversas palestras que contemplaram temas como mercado de trabalho, prevenção e tratamento de doenças, diagnósticos, áreas de atuação do biomédico, saúde pública, transformação digital, feminicídio e desenvolvimento pessoal.

 

Durante o evento foram empossados os acadêmicos representantes do Conselho Regional de Biomedicina Júnior (CRBM-6 JR), Lorena Dutra Tonin, Isadora Celine Rodrigues Carneiro, Rafaela Cristine Mion, Allana Santos Correia, Ytalo de Santana Lima, Bryssa Vargas e Lucas Vinícius Rodrigues. O Projeto CRBM-6 JR tem o intuito de aproximar os acadêmicos e as universidades do conselho regional de biomedicina da 6ª Região.

Um dos momentos mais esperados do evento foi o primeiro encontro das Mulheres Biomédicas. Subiram ao Palco Janaína Naumann, Leilane de Melo Verga, Stefani Karita Lima da Silva, Nayana Cambraia Viana Oliveira, Regina Paula Soares Diego e Carina Alves. Elas falaram sobre histórias poderosas sobre profissionais bem-sucedidas que conquistaram reconhecimento e realização pessoal e profissional.

O Guarapuavano Fellipe Silvester, consultor e trainner trouxe muita atitude em sua apresentação sobre transformação, escolhas, propósitos e sucesso. A palestra magna de encerramento: “Por que ser biomédico?” Foi apresentada pelo trio Raphael Rangel das Chagas, Luiz Guilherme Hendrischky Santos Aragão e Daniel Pereira Reynaldo, os Triomédicos.

Foram três dias de muito aprendizado, trocas de experiências e network. A Associação Paranaense de Biomedicina agradece a todos os biomédicos, acadêmicos, conselheiros, delegados, integrantes dos conselhos regionais e federal e todos os congressistas que fizeram parte desse grande evento.

O próximo congresso já tem data e local definidos. Será em Foz do Iguaçu entre os dias 12 e 14 de novembro de 2020.