A presidente fez uma avaliação dos dois anos de sua gestão, ressaltando que muito foi feito até agora, principalmente quanto ao cumprimento das resoluções que normatizam a área de atuação, ampliação das habilitações profissionais, incentivo a capacitações técnicas, e na fiscalização da conduta profissional de acordo com o código de ética.
Para a Dra. Janaína, a criação do CRBM6 representou a conclusão de um longo processo de lutas e de fortalecimento da Biomedicina no Paraná, pois o conselho regional passou a ter destaque de forma efetiva no estado, desde a composição da equipe de trabalho, a implantação das delegacias, até a estrutura física. A presidente destacou que tudo partiu do zero.
O Paraná foi o primeiro estado a conquistar independência, com jurisdição própria no país, esse acontecimento descentralizou o conselho, proporcionando o crescimento nacional da profissão.
Ao longo desses dois anos, as constantes reivindicações da mudança legislativa para inserção do cargo de biomédico na saúde pública do Paraná tiveram resultado efetivos. A exemplo de Cascavel e Guarapuava, cidades pioneiras na inclusão da profissão de Biomédicos nos quadros do Funcionalismo municipal, graças ao empenho do conselho frente à causa.
Uma das mais recentes conquistas dessa gestão está tramitando na Assembléia Legislativa do Paraná. Uma iniciativa que tem o objetivo de alterar a lei 13.666/2002, para inclusão da profissão de Biomédicos nos quadros do Funcionalismo Público estadual.
A Dra. Janaína Naumann, destaca-se por ser a primeira mulher no cargo de presidência de um conselho regional de biomedicina, e por ser a única titular feminina no Conselho Federal de Biomedicina. “Já estava na hora de uma representação feminina, pois somos a grande maioria na profissão”, afirma.
A trajetória a partir de agora é ainda maior, pois os projetos propostos pela presidente estão crescendo cada vez mais. Para Janaína, a união da classe biomédica é muito importante nesse momento. O desenvolvimento da carreira biomédica tem avançado e se desenvolvido bastante, mas ainda há muito que conquistar.
Relembrando uma frase do discurso de posse, a presidente finalizou: “A nossa profissão é o que nos move nessa luta constante pelo reconhecimento da classe. Saudações Biomédicas!”.
Para acessar clique nos botões